Prefeitura de Goiânia ampliou o atendimento infantil de cinco para 13 unidades, garantindo um serviço rápido e efetivo para crianças e adolescentes
A descentralização do atendimento infantil de urgência e emergência pela gestão Mabel alcançou resultados concretos para a população de Goiânia. Desde janeiro, quando a prefeitura ampliou de cinco para 13 as unidades com atendimento pediátrico 24h, já foram realizados cerca de 123 mil atendimentos, garantindo um serviço rápido e efetivo para as crianças e adolescentes que necessitam de auxílio a qualquer hora do dia.
O Cais Campinas, principal unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que recebia esse atendimento, registrou redução de 66,7% no tempo médio de espera por consulta infantil. Cada uma das 13 unidades de saúde passou a contar com médico generalista ou pediatra exclusivo para crianças e adolescentes, garantindo assistência contínua e mais ágil. De acordo com o diretor técnico do Cais Campinas, Tiago Rezende, a mudança reorganizou o fluxo de atendimento na rede e trouxe reflexos imediatos.
“No ano passado, registramos 51.070 atendimentos infantis entre janeiro e outubro apenas aqui no Cais Campinas. Com a descentralização, esse número caiu para 37.532 no mesmo período deste ano. Essa diminuição de 66,7% mostra que o fluxo foi melhor distribuído, reduzindo o tempo de espera de 3h para menos de 1h. Isso significa atendimento mais rápido e um serviço mais próximo das famílias”, explica. Tiago destaca ainda que a reorganização reduziu também o tempo de espera por leitos de UTI pediátrica, especialmente para casos graves.
Antes da descentralização, a maior parte da demanda pediátrica se concentrava apenas no Cais Campinas, que acabava sobrecarregado. Agora, com a distribuição equilibrada, as unidades oferecem mais agilidade, melhor organização e condições adequadas também para as equipes de saúde. “Esse novo modelo permite um atendimento mais humanizado e acolhedor. Sem filas longas e ambientes lotados, os médicos conseguem olhar cada caso com mais atenção, o que melhora o cuidado e aumenta a satisfação dos usuários”, reforça Tiago Rezende.
O atendimento pediátrico 24h está disponível nos Centros de Assistência Integrada Médico Sanitária (Ciams) dos setores Urias Magalhães e Novo Horizonte; nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Campinas, Bairro Goiá, Vila Nova, Cândida de Morais, Parque das Amendoeiras e Finsocial; e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos setores Residencial Itaipu, Jardim Novo Mundo, Jardim América, Chácara do Governador e Jardim Curitiba (UPA Noroeste).
Fotos: SMS/Alex Malheiros
Legenda: Prefeitura de Goiânia ampliou atendimento infantil para 13 unidades e reduziu tempo de espera na rede de urgência
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia